Lembrando que...

No meu blog há inúmeras imagens, artigos e materiais encontrados na internet.
Caso vc seja o autor de quaisquer materiais, deixe seu recadinho, que lhe darei os devidos créditos.
Sem mais,
Julia Campanucci

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Meu Gosto musical

Havia em casa uma caixinha azul marinho guardada e zelada com todo carinho pelos meus pais. Nela, fitas cassetes ... me lembro de algumas como se ainda as tivéssemos: Rita Lee, Simone, Milton Nascimento, Bethânia, só pra citar alguns nomes. A caixinha, repleta de canções antigas, me causava grande curiosidade... Mas acreditem, não havia em casa um toca fita, entretanto a caixinha permanecia lá, intacta com a certeza de que um dia seria ouvida lado A e B, com a devida atenção...

Ainda menina, ganhei o famoso 'meu primeiro gradiente' e eu me divertia com K7s da Xuxa, Mara, Angélica, Eliana e, por aí vai ...  Balão Mágico, Sandy e Junior... 

Já adolescente, comecei a gostar de Lulu Santos, uma paixão explosiva por aquela coisa praiana:

Clara como a luz do sol
Clareira luminosa
Nessa escuridão
Bela como a luz da lua 

Estela do oriente
Nesses mares do Sul


Meu pai, ouvia e cantava Fagner e com precisão imitava aquela voz arrastada, carregada, nordestina... e eu amava. Meu pai, ouvia Agepê, aquele único e exclusivo sucesso, que eu mesma seria capaz de cantarolá-lo aqui e agora, se não os desejasse poupá-los...

É sério, que vocês NÃO se lembram? Tá bom, eu faço uma palhinha:

Deixa eu te amar
faz de conta que eu sou 1º
Na beleza desse teu olhar
eu quero estar o tempo inteiro  

Meu pai ouvia Martinho da vila, o famoso batuque na cozinha sinhá não quer e aquela que falava da faculdade: particular, ela é particular sou capaz de ouvi-lo cantando. É, tá na memoria auditiva do meu ser... kkk 

Ahh, e tinha também uma das prediletas do meu pai que era

vendo aquele edifício, moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar


a música era tão triste, que eu chorava no final, sempre!
Retratava a desigualdade social  

Do meu pai herdei esse gosto musical pra Zé Ramalho, Fagner, Belchior... E também, pra esse povo do samba: Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal...

Meu pai e minha mãe ouviam juntos Tim Maia. 
Ouço Tim Maia, Canto Tim Maia, Danço Tim Maia... Tem música do Tim Maia que me toca toda vez, ouço 1000 vezes e lá tô eu com o nó na garganta. Um exemplo?

Já rodei todo esse mundo procurando encontrar
Um amor, um bem profundo que eu pudesse realizar
Os meus sonhos de criança, como todo mundo faz
De formar uma família como era dos meus pais
Mas o tempo foi passando e a coisa mudou
Solidão foi se chegando e se acostumou
Essa tal felicidade, hei de encontrar
Mesmo se eu tiver que aguardar, se eu tiver que esperar
De uma coisa eu não desisto, sou fiel não abro mão
De ter filhos, ter amigos, companheira e irmãos
Se essa vida é bonita, ela é feita pra sonhar
Mais aumenta o meu desejo de afinal te encontrar


Meu pai me apresentou um cantor que, inclusive, faleceu esse ano e pra mim foi uma perda imensa no mundo musical: Emilio Santiago 

Ouço Emilio Santiago desde menina mesmo, tínhamos fitas K7s guardadas com o maior carinho e todas: vol 1, 2, 3 ... Anos depois, quando comprávamos cds, tinhamos que encomendar, pq não era fácil de achar, mas ele era  o 1º da nossa lista... Se alguém não conhece, não sabe o que tá perdendo, uma voz melodiosa e maravilhosa, um grande intérprete da música brasileira... a voz dele casa com tudo: MPB, Samba, Bossa Nova...   

Da minha mãe herdei o lado mais poético da coisa: Simone, Gal Costa, Bethânia, Chico, Caetano, Zizi, Djavan, Adriana Calcanhoto, Milton Nascimento, Elis e por aí vai toda a gama de nomes da MPB 

Passar uma tarde em Itapuã
ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
falar de amor em Itapuã

(Toquinho)

...


Você precisa saber da piscina
Da margarina, da Carolina, da gasolina
Você precisa saber de mim
Baby, baby, eu sei que é assim
(Gal Costa)

Com o Henrique, meu irmão, aprendi a gostar de Rock, passei a conhecer bandas, das mais populares até as mais incomuns... aprendi a gostar de show, aprendi a dançar sem saber dançar, aprendi a ir em festivais, cover's e tudo mais
Com a doida da Camila passei a conhecer coisa nova: Moveis Colonial de Acaju, Teatro Mágico, Matanza, Bidê ou Balde, Ventânia e tem uns outros doidos que a gente canta em coro e acho que nem o próprio cantor  tem a tamanha precisão da letra quanto a gente 
E no decorrer da vida fui apreciando outros gêneros: lembro de ir na casa de uma amiga pra ouvir a coletânea do Fábio Jr (da mãe dela) kkk era muito bom! 
Lembro-me da vez que fui apresentada ao Gabriel Pensador e na época o que fazia sucesso era o tal loira burra (eu achava um lixo) depois disso descobri que o cara era um gênio
No auge dos meus 15 anos o que fazia sucesso era Só Pra Contrariar, Raça Negra, Katinguelê e outros nomes  que sumiram com o tempo mas que na época era um fervo, tocava toda hora em toda e qualquer rádio ... Cheguei a ir no show do KiLoucura no 'Programa Livre com Serginho Groisman' numa excursão do colégio portando apenas 5,00 reais e um sermão dos meus pais, que achavam a verdadeira loucura... morro de saudade dessas doideiras que a gente fazia. Devo essa viagem a meu professor de Geografia e a minha amiga Aline que foram me buscar com o ônibus em casa e bateram o pé: sem vc a gente não vai...    Fui!!! e foi bom d+ faria tudo de novo!
Aos 22 tive um amor amigo que me cantava João e Maria de Chico Buarque, não tenho dúvidas de que foi meu herói, meu rei, o meu brinquedo, meu pião e o meu bicho preferido... Lindo d+, saudade d+!!! 
No meu celular tenho umas 30 músicas da Luciana Mello, ouvi uma das musicas dela na introdução de um filme, e foi assim... de bate e pronto... curto, curto e curto muito
No Computador eu tenho um cara que eu amo, que eu ouço toda e a qualquer hora: Renato Vargas, ele é responsável pela coleção "Um Barzinho e um Violão" tenho toda a coletânea, e quando eu to inspirada, me aguentem - ouço todas, de A a Z ! 
E teve um gato que cantou pra mim: 
O Girassol, do Ira! 
Você é meu sol
Um metro e sessenta e cinco de sol
E quase o ano inteiro
Os dias foram noites
Noites para mim
Como eu sou um girassol
Você é meu sol
e eu enviei a ele 
E as coisas lindas são mais lindas
Quando você está
Onde você está
Hoje você está
Nas coisas tão mais lindas
Porque você está
Onde você está
Hoje você está
Nas coisas tão mais lindas


do Nando Reis, que eu amo... 
E ele não gosta (descobri isso depois, é claro) 

Hoje no meu carro toca Rita Lee, Leoni, Cazuza, Paralamas, Engenheiros, Ira, capital, Titãs, Skank... Toca de tudo, porque o mundo musical inovou e hoje basta um chip pra você ouvir o que quiser, a hora que quiser  e quantas vezes quiser...

E o meu presente musical pra você é

Lembra de mim (Emilio Santiago)
http://www.youtube.com/watch?v=Qkys_S_VcmU

ouça...




   

Nenhum comentário: